As bananas são frutas consimidas em todo o mundo, o que a torna bastante popular, além de extremamente saudável e repleta de benefícios para a saúde. Mas, você sabe quantas calorias e carboidratos estão presentes na banana?
Essa fruta contém muitos nutrientes e vitaminas essenciais. São eles que tornam seu dia a dia mais saudável e equilibrado. Porém, ela possui um potencial engordativo – especialmente quando pessoas que estão tentando controlar seu peso exageram no consumo.
A quantidade de calorias disponível na banana é de, aproximadamente, 105 calorias. Porém esse valor pode variar de acordo com seu tamanho e tipo.
O número do teor calórico pode variar de 72 a 200 (1). Portanto, na hora de calcular a quantidade de calorias e carboidratos presentes em uma banana, leve isso em consideração.
Como saber quantas calorias e carboidratos existem na banana?
As calorias presentes na banana provém de seu alto teor de carboidratos. Estes compõe 93% de seu total de nutrientes, além dos 4% da proteínas e 3% de gorduras. A fruta também contém muita água.
Em termos de carboidratos, uma banana pequena contém 19 gramas da substância. Já uma uma fruta de tamanho médio pode ter de 19 a 23 gramas. Bananas grandes contém de 31 a 35 gramas (1).
A quantidades de fibra presente na banana também pode variar em função de seu tamanho, indo de 2 a 4 gramas. Os carboidratos variam de acordo com o amadurecimento da fruta.
Quanto mais verdes as bananas, menor é seu teor de carboidrato. Por isso é importante diminuir o consumo de bananas muito maduras, por mais doces e tentadoras que sejam.
A importância dos amidos nas bananas
O nutriente mais presente na banana é o carboidrato. Ele se modifica em composição dependendo de fatores, como o amadurecimento da fruta. Quanto mais madura a banana, maior sua quantidade de amido (2).
[thrive_leads id=’3868′]
Já o amido resistente é aquele que, ao invés de se converter em açúcar após a ingestão, não participa integralmente do processo de digestão. E é por isso que ele atua como uma fibra no organismo. Ele chega até o cólon antes de ser digerido, beneficiando as bactérias positivas ao intestino (3, 4).
No processo de amadurecimento, uma quantidade do teor do amido da banana se torna açúcar. Quanto mais verde está a fruta, menor o seu teor de amido resistente. Uma banana completamente madura pode conter até 99% de seu teor de amido como não resistente (2).
No cólon, conforme as bactérias efetuam a digestão dos amidos resistentes, são formados os chamados AGCC – estes são ácidos graxos de cadeia curta. Além disso, são formados gases que atuam de forma positiva para os processos de digestão (5, 6).
Na hora de compreender mais sobre a quantidade de calorias e carboidratos presentes na banana, é interessante saber que esses ácidos de cadeia curta vão agir como fornecedores de energia para o organismo. E isso acontece após serem absorvidas pelo cólon, de forma rápida e eficiente (5, 7, 8, 9, 10).
Para quem está preocupado com o alto consumo de calorias e deseja consumir bananas, uma escolha interessante é apostar nas bananas com um maior teor de amidos resistentes. Mesmo que o teor de calorias, no fim, seja o mesmo, a diferença mora em sua utilização para fornecimento de energia.
O teor final de substâncias presentes na banana
Além de tudo o que foi dito sobre essa famosa fruta, conhecer mais sobre sua composição pode influenciar para que ela seja incluída na rotina alimentar. A banana, em média, contém altos teores de vitamina C e B6, além de potássio, manganês, fibras, cobre, folato e outros.
Agora que você já sabe o perfil nutricional geral dessa fruta, aposte em inclui-la na sua dietapara aproveitar os benefícios que ela pode trzer ao seu dia a dia.